domingo, 25 de setembro de 2011

Eclipse


Colégio Estadual Profº Antônio Fernando Raja Gabaglia
Trabalho de Física - 2º bimestre
Turma: 1007
Grupo: Melissa Flores
Pamela Dias Batista
Rayssa Ramires
Jhennifer Barreto


Tema : Eclipse


Um eclipse é um evento astronômico que acontece quando um objeto celeste se move para a sombra de outro. Quando acontece um eclipse dentro de um sistema estelar, como o Sistema Solar, ele forma um tipo de sizígia. Mas o que é uma sizígia ?     Uma sizígia é o alinhamento de três ou mais corpos celestes do mesmo sistema gravitacional em uma linha reta. Eclipses solares e lunares acontecem em momentos de sizígia, e assim como em trânsitos e ocultações há uma sizígia entre uma estrela e dois corpos celestes, como um planeta e uma lua. A sombra criada pelo objeto mais próximo da estrela faz intersecção com o corpo mais distante, diminuindo a luminosidade que atinge a sua superfície. A região de sombra criada pelo corpo ocultante é dividida em umbra, onde a radiação da fotosfera da estrela é completamente bloqueada, e uma penumbra, onde somente parte da radiação é bloqueada. 







Eclipse lunar 
O eclipse lunar é a passagem da Lua pela sombra da Terra. Eclipses Lunares só podem ocorrer quando é lua cheia. Diferente de eclipses solares, um eclipse da lua pode ser observado praticamente por um hemisfério inteiro. Por esta razão é muito mais comum observar eclipses lunares dada uma certa localização. Um eclipse lunar também dura mais tempo. Existem três tipos de eclipses lunares: penumbral, quando a Lua atravessa somente a penumbra da Terra; parcial, quando a Lua cruza parcialmente a umbra da Terra; e total, quando a face da Lua fica totalmente dentro da umbra da Terra.






Eclipse solar
Um eclipse do Sol pela Lua é chamado de eclipse solar. O tipo de eclipse solar depende da distância da Lua à Terra durante o evento. Um eclipse total acontece quando a Terra intercepta a porção da umbra da sombra da Lua. Eclispes solares são eventos  breves, que podem somente ser vistos em totalidade em um trecho relativamente estreito. Durante um eclipse solar, a Lua pode algumas vezes cobrir perfeitamente o Sol por que seu tamanho aparente é praticamente o mesmo do Sol quando vistos da Terra. "Eclipse solar" é um nome incorreto, na verdade, o fenômeno é descrito mais corretamente como uma ocultação do Sol pela Lua ou um eclipse da Terra pela Lua.






Eclipses em outros planetas
Os maiores planetas tem muitas luas e apresentam eclipses frequentes.  Em marte somente eclipses parciais são possíveis, porque nenhuma de suas luas é grande o suficiente para cobrir os raios solares quando vistos do planeta. Ja em plutão, como sua lua é maior que o próprio planeta os eclipses são frequentes. Mercúrioa e Vênus não podem ter eclipses, devido ao fato de não terem luas.